Indique o site Adicione a favoritos Carrinho de compras
KaemeBrasil  

Home | Quem somos | Cursos Descontos Progressivos | Palestras Gratuitas | Artigos | Cadastre-se | Depoimentos | Contato
fale_conosco
Curso em DVD - Técinas de Swing Trade
Curso em DVD - Técinas de Swing Trade
Curso em DVD - Técinas de Swing Trade
Curso em DVD - Técinas de Swing Trade
Curso em DVD - Técinas de Swing Trade
Curso em DVD - Técinas de Swing Trade
Curso em DVD 20 ESTRATÉGIAS VENCEDORAS na Bolsa de Valores Aprenda a identificar as melhores oportunidades do mercado utilizando a Análise Gráfica
Curso em DVD Técnicas de DAY TRADE Aprenda como lucrar todos os dias no Mercado de Ações. Um curso para quem quer saber mais sobre o mais agressivo método de investimento.
Curso em DVD Aprenda a investir em açoes - Utilizando a análise gráfica - Curso como investir na bolsa de valores aplicar em ações da bolsa de valores Curso em DVD Investimento em açoes da Bolsa de Valores aplicação bolsa valores aprndera a plicar na bolsa de valores
Curso em DVD - Operando na bolsa com a Análise Técnica
Curso em DVD - Aprenda a Operar Opções
Curso em DVD - Investindo na Bolsa de Vaores Através da Análise Fundamentalista
Curso em DVD - Introdução ao Mercado de  Ações
Curso Presencial Aprenda a investir em açoes - Utilizando a análise gráfica - Curso de análise técnica de ações Aprender a investir em açoes Aplicar em açoes investimento em açoes Curso de como investir em ações como aplicar em açoes da Bolsa de Valores Curso de Analise tecnica de açoes curso análise gráfica de ações para aprender
Palestras Gratuitas
Seja um instrutor

Home » Artigos

Regra nº 1: nunca perder dinheiro. Este é o alicerce de mestres como Buffett e Soros - KaemeBrasil - Aprenda a investir em ações
Regra nº 1: nunca perder dinheiro. Este é o alicerce de mestres como Buffett e Soros

25/08/2010

SÃO PAULO - Naturalmente, qualquer pessoa quando decide enfrentar os leões do mercado tem em mente, de uma forma geral, ganhar dinheiro. No entanto, o que os investidores mais bem-sucedidos do mundo fazem não é exatamente isso: "regra nº 1 para os investimentos: nunca perder dinheiro. Regra nº 2 para os investimentos: nunca se esquecer da regra nº 1".

InfoMoney

A regra de ouro é de ninguém menos do que Warren Buffett. Mas ele não está sozinho nessa. Segundo Mark Tier, no livro Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffett, a recomendação de um outro mestre dos investimentos é parecida: "primeiro sobreviva; deixe para ganhar dinheiro depois". Quem disse isso? George Soros.

Resumindo, enquanto a prioridade máxima do mestre em investimentos é sempre preservar seu capital, o investidor malsucedido tem como único objetivo ganhar muito dinheiro. O problema é que, apenas com isso em mente, o resultado acaba sendo contrário ao pretendido.

Lição de vida
De acordo com Tier, não por acaso os dois mestres aprenderam a pensar e agir desta forma. Soros, nascido em Budapeste, na Hungria, em 1930, viu os nazistas invadirem seu país quando tinha 14 anos de idade. "Um judeu que vivia na Hungria sitiada tinha apenas uma penalidade a descobrir: a morte. Soros tinha um único objetivo, a sobrevivência".

No mercado, por sua vez, a sobrevivência se traduz como preservação do capital. Ou seja, Soros levou a lição consigo e, segundo Tier, a verdadeira base de seu sucesso nos investimentos se fundamentou no ano em que a Hungria foi invadida pelos nazistas, no momento em que Soros aprendeu a sobreviver diante do pior risco possível.

Já Warren Buffett, que nasceu nos EUA em 1930, viu seu pai ficar desempregado e falido antes de completar um ano de idade. Os anos difíceis deixaram Buffett com uma aversão a perder dinheiro, tanto que ele mora na mesma casa desde 1958 e prefere um fast food a um restaurante caro.

O prejuízo é maior do que a perda
Na opinião de Tier, a atitude de Buffett em relação ao dinheiro é orientada para o futuro. Quando ele perde - ou até mesmo gasta - alguma coisa, ele não pensa no dólar em si, mas no que esse dólar teria se tornado. Para Buffet, as perdas não se limitam ao valor efetivamente desembolsado, mas em todo o montante que cada centavo daria origem caso fosse poupado.

Seus argumentos são consistentes, mas para boa parte dos investidores pensar em transformar a preservação do capital em sua prioridade máxima gera uma sensação de paralisação. Entretanto, este tipo de raciocínio está ligado ao quinto pecado capital listado por Tier, aquele cometido por quem acha que o único jeito de obter grandes lucros é correr riscos muito altos.

A pedra fundamental
Buffett e Soros não pensam assim. Preferem o que o primeiro chama de "eventos de alta probabilidade", ou seja, investimentos cujos prejuízos possíveis são muito baixos ou nenhum, enquanto os lucros esperados são elevados. Segundo Tier, quando a preservação do capital é integrada ao sistema, apenas este tipo de investimento é considerado pelo investidor.

Enfim, para Tier, "Warren Buffett e George Soros são os investidores de maior sucesso do mundo porque ambos são radicais quando o assunto é perder dinheiro". Mais do que o primeiro hábito do vencedor, a preservação do capital é o alicerce, a pedra fundamental de toda a estratégia, de todas as outras práticas que os mestres adotam no mercado.

«Ver todos


Home | Quem somos | Cursos | Palestras Gratuitas | Artigos | Cadastre-se | Mapa do site | Como Comprar | Contato
 
  by studio2

® 2010 - KaemeBrasil
A KaemeBrasil não se responsabiliza pelas informações contidas neste site e não faz qualquer tipo de recomendação
de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

contato@kaemebrasil.com.br